top of page

Sala Vermelha

A sala vermelha é composta por dois berçários (I e II), partilhando uma sala parque. Cada berçário tem a capacidade para 10 crianças. A equipa pedagógica de cada berçário é composto por uma educadora e duas auxiliares. Devido ao espaço e número de crianças, estes berçários partilham a sala parque e as educadoras trabalham em conjunto. Sendo assim a sala vermelha possui duas educadoras e quatro auxiliares.

Visto que partilham uma sala parque, as educadoras não fazem distinção dos meninos. Por este motivo os horários das educadoras são rotativos, alternando manhãs e tardes semanalmente.

O berçário I apresenta nove crianças nascidas em 2013. Verificamos que cinco crianças são do sexo masculino e quatro são do sexo feminino.

No que respeita à estrutura familiar, averiguamos que sete são nucleares (pai, mãe e irmãos) e duas são monoparentais (mãe), existindo três crianças com um irmão e seis sem nenhum irmão. Quanto aos concelhos e localidades, a maioria das crianças vive no concelho do Funchal, à exceção de uma criança que vive no concelho de Santa Cruz.

O berçário II apresenta sete crianças, quatro crianças nascidas em 2013 e três em 2014. Apuramos que duas crianças são do sexo masculino e cinco são do sexo feminino.

Tendo em conta a estrutura das famílias, quatro são nucleares (pai, mãe e irmãos), duas são mistas (mãe, avó) e uma monoparental (mãe), existindo uma criança com um irmão e seis sem nenhum irmão. Todas as crianças vivem no concelho do Funchal.

 

A sala vermelha tem como objetivo estruturar as aprendizagens das crianças para assim promover a sua autonomia e autoestima. Por este motivo existem prioridades definidas, tais como:

  • Promover situações de interação com outras crianças e com outros adultos;

  • Explicar os motivos quando é necessário interromper uma atividade/brincadeira;

  • Valorizar o esforço da criança durante a realização da atividade;

  • Respeitar os ritmos de cada criança e não impor a realização de determinada atividade;

  • Manter uma interação social positiva com a criança para satisfazer as necessidades e interesses de cada uma;

  • Descrever o que a criança está ou vai fazer.

Clique na seta para voltar atrás (Infantário "O Polegarzinho")

bottom of page